As implicações ocultas do reprogramamento da cannabis

A rotulagem orgânica do USDA agora está ao seu alcance

Em agosto de 2023, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA recomendou formalmente que a maconha fosse reclassificada de substância controlada de Classe I para substância controlada de Classe III, em um primeiro passo em direção à legalização federal da erva.

Aos olhos do governo federal, isto alinharia a marijuana com drogas como a cetamina e a testosterona, tornaria legal a nível federal a sua obtenção mediante receita médica e definiria-a como tendo “potencial moderado a baixo de dependência física e psicológica”. Tal como está no Anexo I, a planta é atualmente comparada à heroína e vista como tendo “nenhum uso médico atualmente aceito e um alto potencial de abuso”.[1]

Ainda mais importantes do que o governo federal dos EUA finalmente reconhecer a validade médica da planta de cannabis serão os efeitos que o potencial reescalonamento terá nos 37 mercados estaduais legais de cannabis do país (e aumentando).

Embora existam proponentes a favor e contra a recomendação de reescalonamento, um grande benefício que a indústria da cannabis reconheceu é a eliminação do código fiscal 280E da Receita Federal, que atualmente sobrecarrega todas as empresas que tocam em plantas. De acordo com o Anexo I, as empresas que tocam plantas só podem deduzir os custos dos produtos vendidos de seus impostos federais, o que significa que itens como aluguel, serviços públicos, publicidade e folha de pagamento não são permitidos como deduções. As substâncias da Tabela III não precisam estar em conformidade com 280E, portanto, as empresas que atualmente enfrentam uma alíquota de imposto federal que às vezes pode chegar a 80 por cento[2] teriam maiores chances de sobrevivência.

O alívio dessa carga fiscal é significativo e necessário quando se consideram as outras mudanças que poderiam surgir com o reescalonamento da cannabis. Por exemplo, se a planta fosse reprogramada para o Anexo III, os produtos de maconha medicinal ficariam sujeitos às mesmas leis e requisitos médicos que outras drogas do Anexo III, como esteróides anabolizantes e Tylenol com codeína. Isso significa que, para os mercados médicos, haveria uma supervisão muito maior por parte da Food and Drug Administration (FDA). Sem o envolvimento atual da FDA ou padrões amplos para os tipos de testes que os produtos de cannabis medicinal devem passar antes de serem elegíveis para venda, as leis regulatórias em todo o país provavelmente sofrerão grandes mudanças.

Uma implicação potencial da regulamentação da cannabis pela FDA poderia ser os padrões em torno do conteúdo de mofo e levedura, algo que atualmente varia de acordo com o estado. Embora alguns estados tenham leis bastante rígidas em relação à contagem de fungos e leveduras, como Massachusetts e Louisiana, outros, como Connecticut e Flórida, adotaram uma abordagem mais branda. Embora ainda não saibamos como o FDA pode alterar os regulamentos de contagem de fungos e leveduras, as empresas devem estar preparadas para mudanças em torno dos atuais padrões estaduais.

Sobre esse assunto, o envolvimento potencial da FDA significa que as marcas de cannabis elegíveis poderão finalmente reivindicar o status orgânico do USDA. No entanto, é importante que as marcas reconheçam que, tal como estão atualmente, os produtos alimentares tratados com radiação ionizante para reduzir a contagem de leveduras e bolores não são elegíveis para serem orgânicos do USDA pelos padrões da FDA. É justo presumir que os produtos de cannabis tratados com radiação ionizante, como raios X, também não serão elegíveis para o status orgânico do USDA, especialmente produtos médicos.

Em vez disso, a FDA poderia implementar a sua regra actual para produtos alimentares tratados com radiação ionizante e exigir que os produtos de canábis tratados com essa tecnologia sejam rotulados com o Radura, o símbolo internacional que significa que um produto foi irradiado. Esta atualização do rótulo pode ter um impacto negativo na confiança e lealdade do consumidor de uma marca.

O tempo dirá se o governo federal dos EUA decidirá reclassificar a maconha como uma substância da Lista III, mas uma coisa é certa é que a mudança no nível federal está chegando, e os cultivadores precisam ter um plano em vigor para sempre que a supervisão federal começar. Para aqueles preocupados em aprovar a conformidade regulatória para conteúdo de mofo e levedura, mas não dispostos a comprometer seus produtos com radiação ionizante, radiação não ionizante como a radiofrequência pode ser a resposta.

A radiofrequência já é usada para remediar alimentos como nozes e sementes, todos regulamentados pelo FDA. A tecnologia é aprovada para operações orgânicas do USDA, pois não tem impacto na estrutura molecular do produto. Ele simplesmente usa longos comprimentos de onda de rádio para criar um campo eletromagnético oscilante ao redor e dentro do produto, fazendo com que as moléculas de umidade sincronizem com a vibração e girem em uníssono com ela. A fricção que isso gera cria calor suficiente para matar patógenos microbianos sem ficar muito quente para degradar ou descaroçar o THC, mantendo a integridade química da planta.

Ziel é líder da indústria de cannabis em remediação de radiofrequência, tendo recebido a primeira patente dos EUA para processos que incluem o tratamento de cannabis com radiofrequência em 2020. Para saber mais sobre o que Ziel pode fazer pela sua operação na preparação da mudança federal , entre em contato conosco hoje.